Bert Hellinger
Conheça a história.
Anton "Suitbert" Hellinger, ou como ficou conhecido, Bert Hellinger, nasceu em Leimen, na Alemanha em 1925.
Sua juventude foi em um internato católico pois fora seu desejo de seguir a vida religiosa.
O internato foi fechado por ordens do governo de Hitler, durante os pesados tempos de guerra.
Então, frequentou o ginásio em Kassel e pertenceu a um pequeno grupo do movimento católico da juventude que estava proibido. O grupo era vigiado constantemente pela Gestapo.
No ginásio, Hellinger e seus colegas foram incorporados compulsoriamente para prestação de serviços e, depois, no exército alemão.
Com fim da guerra, ao retomar a vida religiosa, estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia.
Aos 29 anos, como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África, dirigindo várias escolas de nível superior.
Em 1964, conheceu a dinâmica de grupo, na África do Sul, que se tornara o seu primeiro encontro com o mundo da terapia, mais especificamente com a terapia de grupo.
No final dos anos 1960, abandonou o clero e voltou à Alemanha, onde passou a estudar terapia.
Hellinger viveu dos 20 anos aos 45 anos em uma ordem religiosa.
Em Viena, estudou psicanálise, e conheceu sua primeira esposa, Herta, que era psicoterapeuta.
Em 1973 se mudou para a Califórnia para estudar Terapia Primal com Arthur Janov, quando se interessou pela Análise Transacional. Esta mudança foi para Hellinger também em seu divórcio com Herta.
Então, apaixonou-se e casou-se com Marie Sophie, sua companheira que até desenvolveu cursos, oficinas e seminários em vários países com ele, até seu falecimento, em 19 de setembro de 2019.
Com toda sua bagagem vivencial e de estudos, tendo influência na dinâmica de grupos, na psicanálise, na terapia primal, na análise transacional e em diversos métodos hipno-terapêuticos e demais técnicas, Bert Hellinger desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou “Familienaufstellen”, traduzindo: “Colocação do Familiar”, aqui no Brasil foi adaptado para Constelações Familiares, método original e amplamente difundido em todos os continentes.
Bert Hellinger escreveu diversos livros que foram traduzidos em muitas línguas, inclusive português. Estes incluem reprodução de workshops, ensaios teóricos, pensamentos, poemas e contos.
Os desenvolvimentos desta técnica tem aplicabilidade para psicoterapia, aconselhamento de casais, pedagogia, consultoria de empresas, dramaturgia, política e solução de conflitos sociais.
Comentários
Postar um comentário